Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Porque o Amor inspira!

Foi com alunos do 8º ano que me nos metemos nesta aventura da blogoesfera e com eles que nos vamos supreendendo...
Desta, vez e porque reconhecemos que o amor é a força mais poderosa do universo, depois de obter autorização deles, tomo a liberdade de publicar alguns dos seus textos, que são definitivamente de uma grande profundidade, relativamente a este valor, tão importante e tão complicado, por vezes.
Tendo em conta, que estivemos a analisar como se pode manifestar o amor, nomeadamente através das obras de arte, deixamos aqui uma seleção do melhor que por eles foi produzido.
As imagens que se seguem, ajudaram na compreensão dos textos:

As algemas para mim, acho que significa que as pessoas amam-se mutuamente e por isso estão "presas" uma à outra. Quando as algemas abrem significa que as pessoas já não se amam e por isso... pode existir o divórcio e as pessoas separam-se por alguma coisa que aconteceu entre elas...
Esta imagem faz-me lembrar as pessoas que (...) fazem tudo juntas. (...)

O rebuçado representa a doçura que tem de haver no amor. Esta imagem representa o sentimento da doçura (a cobertura) que é o papel sobre o Amor que é o rebuçado dentro do papel.
A cobertura fala de amor e canções, provavelmente sobre o amor.
O papel e o rebuçado estão juntos, se forem separados, o papel fica sem graça nenhuma (...). Fazem parte um do outro (...). Mas como o rebuçado [tem de se comer] (...) é separado do papel, mas mesmo separados, ficam juntos [porque azem parte um do outro].


(...) Esta imagem faz-me pensar que o Amor é inesquecivel, sinto que o Amor é precisoso e que não há amor sem discussões, porque [por vezes] é com elas que nos conhecemos melhor, os pontos fortes e fracos do(a) nosso(a) companheiro(a).
Este coração parece ser de um casal que se ama à muito, pois há marcas, que ficam [na memória] (...) de cada um (...). Também pode ser de alguém que ama muito uma pessoas, mas não recebe a "troca" dela, mas continua a amá-la de todo o coração, vão-se criando feridas (...) os fios que mantém o coração precisoso é o sinal que essa pessoa continua a amar muito a outra. (...)



 Esta imagem fala de estarmos protegidos pelo Amor de Deus, que nos recebe de braços abertos, mesmo quando está escuro, há uma luz que nos indica o caminho. Isso é o Amor de Deus. (...)





Inspiradores... sem sobra de dúvida, com simplicidade mas de imensa profundidade!

domingo, 23 de outubro de 2011

Actualizações...O "estado" da escola e o "estado" da EMRC

Alunos, Pestinhas e outros interessados...

Pois, o 1º período já vai avançado eu não tinha dado as novidades do costume... Algumas é indo ao nosso site e dão logo conta delas. Estejam atentos à actualizações/disponibilização na página materiais das aulas e a nova página novidades.
Vou aproveitar para desabafar...
Tenho apreciado várias coisas neste ano que me alegram, como também me entristecem... mas vamos por partes...
Falando de coisas positivas; é com alegria que vejo durante o mês de Setembro e Outubro a inscrição de novos alunos de todos os níveis de ensino nesta IMPORTANTE disciplina.
É normal cair na ideia que Moral é como a catequese ou que simplesmente não serve para nada. Esse preconceito, vai sendo esclarecido, pelos meus alunos, que se vão apercebendo a importância da formação que recebem nesta hora tão única e ao mesmo tempo tão diferente. Tenho-me esforçado por isso ao longo destes anos que tenho tido a graça de contribuir para o crescimento de alguns de vós. Em particular alegro-me por existir aderência dos alunos dos cursos profissionais, que tomando outro rumo, continuaram a acreditar neste espaço que ajuda à sua formação integral.
Bem, mas depois de tanta palavra cara, arranjemos palavras mais simples e alegres. ALEGRE, ando eu com o vosso interesse nos temas tratados. Por isso é que merecem a recompensa de umas visitas de estudo.

Falando do estado das coisas, preocupa-me o ano que vem... as regras vão mudar e não podemos ter tudo... por isso temos que nos animar... ter força! Todos teremos dificuldades, mas mais importante que isso é que podemos contar uns com os outros. CONTEM COMIGO; estarei sempre disponível, no que puder!

Aguardem novidades do que temos falado das aulas...são textos surpreendentes  os que irão aparecer!