Número total de visualizações de páginas

sábado, 26 de maio de 2012

o que se aprende com a família?

Os alunos do 6º ano de EMRC, estão quase a terminar as suas aulas e o tema que têm vindo a falar é a Família.
durante algumas aulas, colocamos a questão... o que é que eu aprendo (ou aprendi, desde pequeno(a)) com a família?
Incentivamos a produzir bons textos e eis 2 que seleccionei:

O QUE EU APRENDI:
(...) com a minha família aprendi (...):
(...) - aprendi a dar valor à amizade;
(...) - a dizer a verdade para meu próprio bem;
- a ter confiança nas pessoas da família;
- a ter responsabilidade nas minhas atitudes e atos, mas também a ter os meus objetivos;
- aprendi também a conseguir viver com liberdade mas nunca deixar essa liberdade passar das marcas;
- aprendi a ser autónoma;
- e por fim, mas não menos importante, aprendi a não ser ciumenta e a partilhar as minhas coisas. 


O QUE SE APRENDE...
O que eu aprendi com a minha mãe e com os meus avós maternos foi: educação, dar amor aos outros e aos nossos - Carinho quando precisamos, dar amizade, também podermos contar com a nossa mãe para desabafar coisas más e coisas boas e que sempre nos fazem companhia. 
Podemos ter várias atitudes, más ou boas, mas podemos sempre contar com os nossos pais; temos de ter sempre confiança nos nossos pais e no resto dos membros da nossa família; ter respeito pelos outros (...); temos também de tratar bem quem nos sustenta, quem nos dá alegria e muita diversão (...).
A minha vida não é um conflito; a vida que queria ter ao pé da minha família maravilhosa (...) eu sinto-me bem (...). 


- Estes textos foram redigidos por alunos do 6º Ano da disciplina de EMRC e adaptados para este efeito.

Sem dúvida, que a primeira e melhor escola durante a vida é a da nossa família.

Se fosse realidade...era bom...mas...seria a mesma coisa?


De entre os vários temas que abordamos no 5º Ano nas aulas de EMRC, um dos mais marcantes para os alunos foi o conhecer Jesus Cristo, talvez de uma forma como nunca tinham conhecido. Viram um homem concreto e com ideias concretas, que os alunos de alguma forma interiorizaram...
Apresenta-mo-vos alguns dos textos, que lhes foram pedidos que mostram o quão verdade isto foi:

O MUNDO MUDOU...
O Tiago e a sua família estavam na sala a conversar sobre como seria melhor o mundo se todos se amassem uns aos outros, mesmo sendo diferentes. E chegaram a uma grande conclusão.
Iam viajar pelo mundo, para verem como viviam as outras pessoas e como se amavam... também quiseram falar sobre a Palavra de Jesus: "Amar o próximo como a ti mesmo..."
Assim, fizeram. Partiram  de barco e foram até à Índia, falaram de Jesus e ajudaram os que necessitavam. Depois foram às Américas e deram a todos amor e carinho e coisas boas a quem era pobre e precisava. deram a volta ao Mundo (...) e fizeram o mesmo noutros países. Quando voltaram a cada, fizerem também isso no seu próprio país. Abriram um centro de solidariedade onde era dado aos pobres o que eram essencial; e tornaram-se muito conhecidos por ajudar o próximo.


NOTICIAS
Eu abri o Jornal e vi as seguintes noticias:
«Casal que torturou idosa fica em prisão preventiva»
(...) «Enriquecimento ilícito - maioria politica promete não deixar cair...»
E pensei que se fossem cumpridas as lições de Jesus... nenhum casal faria mal a uma idosa; porque devemos dar amor ao próximo e a noticia talvez fosse: «casal ajuda idosa» (...) ou «Escolas ajudam alunos com mais dificuldades» e não haveria enriquecimento ilícito. Se houvessem noticias como « Vencedor do Euromilhões distribui dinheiros pelos necessitados...» (...)
Mas pensei ainda melhor e e notei que: se se cumprisse as lições de Jesus, não seria precisos militares (...) Assim, os jornais mostravam que as pessoas cumpriam os ensinamentos de Jesus. 


A TURMA
(...)Eu respeito as pessoas (...) se houvesse um mundo sem fronteiras, não havia tantos ladrões, (...) nem pobres; eu gostava que todos os amassem. Assim ninguém se chateava e todos estavam agradecidos por isso; mas isso nunca acontecerá porque há falta de emprego; o estado tira dinheiro aos pobres e nem sequer dão dinheiro para os hospitais (...).
Num mundo sem fronteiras "vai ser" como uma turma, que eu, quando for maior, quero que [se crie] um projeto de solidariedade em que conseguia concretizar os desejos de todas as crianças que têm deficiência (...).


LIGAÇÃO COM DEUS
Se houvesse uma ligação de Deus com o mundo, este seria mais feliz agradável e sem roubos e pobres (...). Um mundo seria um arco-íris sem fim, (...) sem tristeza. As pessoas seriam amigas e ninguém seria posto de parte; ninguém faria mal aos outros - pois Deus é muito amigo de todos apesar de serem diferentes. 


O SAMARITANO [DE HOJE]
Era uma vez um senhor muito rico, mas era uma pessoa com bom coração. Esse senhor num dia de muita muita chuva vinha a passar na rua quando viu 3 ladrões à chuva, todos molhados. Ele viu as pessoas a passar por eles e não fazerem nada porque tinham medo.
[Então] o senhor, sabendo que eram ladrões teve pena deles, pensou bem... e foi ter com eles, para irem com ele. [Levou-os e] quando chegaram a casa os 3 homens ficaram espantados com tudo o que o homem tinha.
O senhor rico ofereceu-lhes tudo o que foi preciso e a partir dali, [os 3 homens compreenderam o que era ser humano...].


- Estes textos, adaptados para este efeito, são da autoria de alunos do 5º Ano da disciplina de EMRC na Escola Básica e Secundária do Cadaval.

Parece-me estes jovens aprenderam bem a lição.