Em meados do 1º período, solicitei aos meus alunos do 9º Ano que se questionassem sobre o verdadeiro valor da vida humana e que redigissem uma reflexão escrita sobre isso... Como sempre, há respostas surpreendentes, que nos ajudam a abrir bem os olhos para este nosso mundo, sob vários prismas e caminhando no sentido da liberdade e dignidade humanas... Vejamos...
"O Ser Humano foi criado para inovar, criar, viver e muito mais... Ao longo da nossa vida poderemos ser muitas vezes «pisados» ou desvalorizados; todos temos o nosso valor, mesmo aqueles que não dão importância... Mesmo [que isso aconteça] teremos sempre os amigos do nosso lado que dão esse devido valor e que irão dá-lo sempre, que de uma maneira ou de outra ninguém perde o seu valor (...)."
"Acho que nós temos sempre um valor muito grande. Para algumas pessoas somos como o dinheiro, que [supostamente] tem sempre valor (...) Cada um tem as suas próprias qualidades, mesmo que [não se perceba] (...) estejamos limpos ou sujos, temos o nosso valor e é isso que importa."
"(...) Todos devemos ser valorizados, porque mesmo gozados ou humilhados, nunca perdemos o nosso valor. Cada um é como é, um Ser Humano Único e Irrepetível. Cada um é especial À sua maneira. É este o verdadeiro valor da vida Humana."
"(...) Todos somos importantes, independentemente do nosso passado. (...) Não temos culpa (...) podendo este ser bom ou menos bom; de qualquer forma não devemos ser julgados por isso. (...) Existem aquelas decisões que temos de ser nós próprios a tomar, [acertadas ou menos acertadas] não devemos ser julgados por isso, pois ensinam-nos a crescer (...). A nossa sociedade tem que se valorizar mais, temos de aprender a acolher toda a gente e não fazer nenhum tipo de juízos de valor (...)."
"(...)Se alguém nos deu a vida é porque queria que fizéssemos o melhor com ela, aproveitando-a para ajudar os outros (...)"
"Nós, por estarmos hoje aqui, nesta escola, nesta cadeira, nesta mesa, com este professor tem algum significado. Não foi por acaso que Deus, ou seja quem for nos trouxe ao mundo. (...) Não fomos trazidos ao mundo por acaso, todos temos um significado, um objectivo (...); não por nos rebaixarem [que perdemos o sentido ou o valor]."
"O verdadeiro valor da vida humana reside sobretudo no que somos, não por aquilo que fazemos ou sabemos..."
"O verdadeiro valor da vida humana é aquilo que cada um de nós é mentalmente, fisicamente, na nossa vontade de viver, no amor por todos aqueles que gostamos, as acções que façamos ou não e toda a diferença que provocamos neste mundo, desde que somos uma pequena célula até que o nosso coração pare de bater e isso ninguém nos pode tirar, pois é o nosso verdadeiro valor e essência. (...)."
"(...) Na vida humana muitas vezes não damos valor aquilo que temos, simplesmente não ligamos, só damos valor aquilo que nos interessa e não ligamos às coisas que são importantes, como ajudar as outras pessoas. (...) Só sabemos aceitar as decisões certas (...) às vezes as decisões erradas são as mais acertadas e não damos valor a isso. (...)."
Ingenuidade ou verdadeira força para mudar o mundo, estas respostas são verdadeiramente dos futuros homens e mulheres do futuro. E a vida humana também é feita de esperança e vontade. Estes excertos são o espelho disso mesmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário