Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mais uma participação...fixolas...9º Ano em Lx

Sempre que tenho oportunidade de acompanhar os alunos noutras actividades que ultrapassem o ambito da disciplina, faço-o com muito gost, porque é mnais uma forma de procurarmos aproximar-nos uns dos outros.
O dia teve como balizas a cultura e a diversão, a par de muita caminhada (que a mim não me fez mal nenhum, apesar dos queixumes de muitos), na zona mais nobre de Lisboa.
De manhã passeamos pelos principais monumentos de Belém, e à tarde vimos a muita divertida peça de teatro "Auto da Bsrca do Inferno"~
As fotos estão no local do costume: http://emrcadaval.spaces.live.com
Vejam e guardem estes bons momentos!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Deixar a marca...Vamos a isso?

No final este ano lectivo, gostava de lançar um desafio...
Sim, eu sei que há pouca paciência para acolher este tipo de situações, mas como os tempos são digamos, incertos, há que promover alguma solidez e serenidade nas nossas vidas!
O desafio consiste em que me enviem, para o mail emrc.cadaval@hotmail.com, testemunhos, imagens, seja o que for que permita imortalizar, de alguma maneira a vossa presença, participação e interesse por esta disciplina. Não há grandes restrições, desde que autorizem que eu publique nest blog essas mesmas marcas. Vamos a isso?
Gostaria de tornar este final de ano lectivo como uma marca que chegasse a todos...vamos lá, ajudem-me nesta tarefa!

O que vos devo!...

Aqueles que foram e que são alunos...
Hoje quero dirigir-vos um agradecimento, um incentivo, uma demanda...
Nestes seis anos que trabalho no Cadaval, tenho tido oportunidade de viver e aprender muito e desenvolver-me comp professor e compo pessoa. Devo muito a todos, em ambas as escolas, ao colegas professores, aos funcionários, aos adnministrativos, mas principalmente aos alunos.
Vocês foram a sempre o meu motor, para melhor naquilo que eu fui e sou imperfeito. Como colaboradores divertimo-nos, como parceiros desenvolvemos a nossa forma de filosofar, como amigos desenvolvemos laços que nunca esquecerei.
Gostaria que os humildes conhecimentos que quis (e às vezes forçei) transmitir que sejam úteis futuramente, no nível de exigência que a vida e o trabalho nos obrigará a ter perante os outros e perante nós mesmos.
É para isto que eu tenho trabalhado...que vos tenho levado a pensar de forma diferente, a pensar criticamente...para que saibamos os caminhos por onde andamos e as "linhas com que nos cosemos".
É para isso, que serve, esta disciplina...para não ser mais um número mas uma pessoa, verdadeiramente humana, solidária e feliz.
O Raul Solnado sabia como viver estes momentos e com isso termino: "Façam o favor de ser felizes"!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Incertezas...

A escassas semanas, do final deste ano lectivo, não posso eu mesmo deixar de sentir algumas dessas mesmas incertezas.
Talvez fruto de um crise sem par ou sem fim, sem essa luz ao fundo do tunél de que tanto, todos precisamos, vejo-me a mim, numa encruzilhada.
Nestes momentos, temos a tendência para pensdar no que poderiamos ou não ter feito, o que podemos melhorar, e o que realmente somos e o que queremos, enfim, embrenhamo-nos num mundo de suposições e hipoteses tantas vezes sem fim. parece um revivalismo da adolescência, em certa parte, porque alguns de nós teimamos ou em não crescer, ou em não envelhecer.
sabem tão bem como eu, que o verão é mesmo para estas coisas...para reflectirmos, para repensar como seremos para a próxima fase!
Talvez sintamos todos isto, de uma forma diferente claro, mas sintamos que estamos numa fase de incerteza...seja pelo estado da escola (e falo no sentido mais lato, mais geral, da escola como instituição) ou pelo "estado do Estado, ou pelo simples estado de coisas.
Fala-se tanto em oportunidades e a falta das mesmas, e o recurso às mesmas...dizemos tantas vezes: "gostava de poder fazer isto ou aquilo, gostava de chegar aqui ou ali, tenho de me esforçar por ganhar isto ou aquilo!"
Na verdade, o segredo, dizem-nos sempre está dentro de nós, a saída somos nós mesmos...e é verdade, pois a força que recebemos com a nossa formação, quando a conseguimos ter de uma forma completa, ou menos completa, dá-nos os instrumentos necessários para que possamos prosseguir com os nosso objectivos e metas.
Com melhor ou pior educação, as coisas estão ao nosso alcance e desde que possamos fazer o que está ao nosso alcance, seremos, talvez reconhecidos pelas nossas capacidades, mesmo que o que não está sobre o nosso controlo seja inferior ao que realmente conseguimos atingir.
Por isso, as incertezas brotam ao de cima, neste momento...resta reflectir o mais e o melhor possível para que possamos tomar as melhores decisões para o melhores rumos, os nossos rumos, e não os rumos dos outros!

terça-feira, 18 de maio de 2010

E passou-se quase um ano!

Hoje em conversa com os meus colegas professores, discutiamos o ano, e falámos de já falatrem 4 semanas para terminar o ano! Sinto que foi um ano positivo, marcado por actividades, marcado por verdadeiras aprendizagens, que no que me diz respeito, tiveram sucesso!
Com mais ou menos gritos, com m,ais ou menos empenho de todos, com mais ou menos motivcação! Estamos na recta final!
Procuro pensar no que fizemos ao longo deste ano, se foi bom ou mau, se podemos fazer melhor ou pior. Sim falei no plural, que cada vez acredito mais, que esta disciplina não depende só de mim, mas cada de um daqueles que a constitui e deve procurar usá-la para ser o seu local de crescimento, de dissipação de dúvidas, de vontade de crescer, acima de tudo, aprender uns com os outros!

Agora que o vi...passei a gostar mais dele!

Parece mais um daqueles grupos que existem no facebook...e às tantas já existe um! De qq maneira, é um facto, que depois desta semana, tão intendsa, os comentários são só em relação à imagem que todos tinham ou deixavam de ter do papa.
Não deixa de ter alguma piada...o facto de sermos, ou termos sido, na maioria, um pouco como São Tomé!
Mas, o que me me leva a reflectir sobre isso, é pensar como as pessoas se vêem umas às outras, no que diz respeito ao ser Cristão!
Recordo-me de uma passagem da Biblia, em que o próprio Jesus, dizia: "Se vos amardes uns aos outros, assim verão que sois meus discipulos." e ao longo da história, vários foram os escritores, que na antiguidade ou mais recentemente, reforçam essa mesma postura. Mas ao que parece, estamos mais preocupados em "tirar a pinta" uns ao outros, e só de acordo com isso, nos amarmos, para mostrar, que devemos ser verdadeiramente cristãos, sem vergonhas...vergonha sim...não percebo muito bem, porque se há-de ter vergonha, de uma coisa, que me faz feliz! Vá-se lá perceber os mecanismos de integração que inventámos.
talvezseja necessário repensar um pouco a nossa posturas, perante os outros. E falo a vocês que se estão a dar ao trabalho de ler isto! A vocês que de uma forma ou de outra, me são mais próximos.
No que diz respeito ao papa, só posso dizer, que realmente, foi como o filjho, que finalmente pode estar com o pai. Sem grandes complicações é isso que sinto!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Em casa...feliz, alegre e motivado!

Foram dias de grande alegria, de grande fé, de entusiasmo, e certeza e acho, que esta palavra resume: de VERDADE. É esta a palavra que me lembro quando se fala no nosso "Pai", no nosso Pastor e guia, como foi para todos os que lá estivemos, e ao que não estiveram...
Nada foi sem sacrifio, palavra esta talvez dificil de compreender, pois exigiu de todos, preserverança e coragem!
Mas estou feliz, como eu acho que amanhã quando voltar ao trabalho se verá bem!Um Grande Abraço!

Fátima...e o papa!

Todos nós sabemos da importância desta cidade na vida do país e na vida de cada um e na vida da igreja. O papa dizia "Fátima impôs-se à Igreja". Felizmente, isso permitiu trazer-nos cá o papa, que mais uma vez nos quer mostrar como a Senhora de Fátima, nos pode ajudar, com as "ajudas" que sabemos bem como fazer.
E o dia de hoje também foi isso, com dores nas pernas, com o sacrificio de estar ao sol, mas por Deus vale mesmo a pena!

Simpatia...e uma palavra "certeira"

Não é segredo que eu dizia, que o papa vinha a Portugal para meter a Igreja na linha. Embora pareça uma graçola, é um pouco verdade. A importância do ppa não se ia esgotar no ver ou deixar de ver, mas principalmente no que ele tinha para dizer...e disse muitas coisas importantes, falou na importância que o nosso país deve à igreja, falou na coragem de não ter medo de assumir como cristão, como crente, do não ter medo de falard e Deus, e mostrar, seja onde for que este mundo precisa, mais do que nunca de Deus.É isso que eu à minha maneira vos tento fazer...Outra coisa importante foi dizer que Deus não é "assim ou assado" mas que Deus é Deus e que nós não podemos estar sempre a tentar adequá-lo Às nossas limitações ou gostos, porque é muito maior do que nós alguma vez, nesta via poderemos abarcar.
Isto é importante...e leva a pensar em atitudes e estilo de vida concretos...Porque acima de tudo somos livres, e o papa fez-me ver isso melhor ainda!

Os meus momentos...marcou-me forever...

Tirei algumas fotos, não muitas, mas algumas que vos vou disponibilizar, mostram bem o ambiente! Este papa, marcou-me mesmo, como "pai" se é que eu vou conseguir algum vez explicar isso!
Para ver as fotos: http://passioportuga.spaces.live.com

Comentem please!

Uma Alegria e uma Comunhão sem fim!

Sem dúvida, que se dizia "pela televisão não é a mesma coisa!" E não o é de facto, fomos milhares em Fátima para o comprovar. Vivemos momentos cheios de alegria, de profunda alegria, corrigo porque realmente, o estar com aquele que nos une a todos, que nos dá um sentido de verdadeira pertença, com o nosso papa, é verdadeiramente uma "exultação de alegria". Os "viva o papa" nunca terminavam, pois queriamos tê-lo por perto, que não saisse de ao pé de nós. Muitos momentos me tocaram: A sua chegada ao santuário, foi o momento que estive mais perto dele (como se diz por aí, quase que lhe podia tocar), e mais uma vez o seu sorriso é que nos capta. Sempre disponivel para acolher os nossos vivas, ou mesmo quando chamavamos pelo seu nome (Os espanhóis, deram uma ajuda nisso) em jeito de grito de apoio.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Indiscrítivel...Sublime...Alegre...Viva o Papa!

Escrevo só agora, porque só agora ganhei as forças necessárias para escrever...o dia de ontem, um daqueles da minha vida que não esquecerei, em Lisboa, no dia 11 de Maio de 2010, pela primeira vez, Vi o papa, o meu papa, o nosso papa, o nosso pai, pastor e guia.
Como já tinha dito anteriormente, nunca tinha tido uma oportunidade, a não ser agora, já adulto, para estar fisíca e espiritualmente com o nosso pastor, ou como nós, diziam os ontem uns para os outros, o nosso Pai da fé.
Era forte a sensação de encontro e de alegria...transparecida nos vivas ao papa, quase incessantes. E o sorriso, o sorriso apanhou-me completamente desprevenido. Fiquei cativado, completamente embebido do amor fraterno que senti que ele nos tinha. A isto juntou-se como muitosd de vós que se calhar acompanharam pela tv, a beleza e arte da celebração, fossem os canticos, o tão discutido mas inegavel belo altar da celebração e claro...as suas palavras (do papa) para nós, a sua simpatia e simplicidade.
Eclaro, os meus alunos e alunas que participaram no meio daquela juventude toda, com a alegria própria que se tem nestas ocasiões e nestas idades. Os jovens estavam por todo o lado, graças a estas maquinas, que usamos para de uma forma ou outra, também viver a vida...pelo que a Igreja não é velha, de todo, é antiga, ancia, mas não velha, porque os jovens como e alguns de vocês responderam à chamada e por isso...po Cristo, vale sempre a pena!
Estou satisfeito como pessoa, mas como crente, ainda não descobri as palavras que expressem melhor o que sinto....é mesmo difícil. Dou graças a Deus pela possibilidade de participar neste dias de festa, nestes de grande alegria, de esperança, para nos levar a viver a sabedoria e a missão como cristãos que ou somos verdadeiramente, ou ambicionamos ser.
Estou em Fátima, Para continuar a Jornada, a experiência será obviamente outra e diferente, mas igualemnte plena de alegria!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Visita estudo - 3º Ciclo - Agrupamento Escolas Cadaval (AEC) - 23 de Abril de 2010

já estão disponiveis as fotos da visita a Viseu, que realizámos com a maltado 3º Ciclo do AEC no dia 23 de Abril de 2010; estão disponiveis em http://emrcadaval.spaces.live.com para que possam ou tirar pra ficar com elas, ou ver simplesmente!Foi um dia bem passado, aprendemos e divertimo-nos muito mesmo com o prof. a aos berros! lol

Porque passamos a vida contra as paredes...

O sentido do título é como se fosse pouco o "mea culpa" aos meus alunos.
Como sabem, vivemos tempos dificeis, e as pessoas andam desconcertadas, quero eu dizer, sem saberem bem, ou melhor sem vislumbrarem bem o futuro.
Acho que isso nos afectou um pouco a todos. Eu também não terei escapado!
Nem sempre tomamos as melhores atitudes, ou conosco proóprios (no meu caso, ou comigo mesmo ou em relação aos meus alunos) ou com as pessoas, todas as que nos rodeiam.
Quando somos novos, isto é, antes de ser jovens adultos, julgamo-nos capazes de tudo, de vencer o mundo, cheio da nossa própria força, quase sem necessidade da dos outros. É bom que nos sintamos assim, é bom, sentimo-nos com força, com garra, às vezes, até com rebeldia, ou mesmo a loucura, que a todos nos caracteriza (ou não)!
Mas o que me leva a escrever estas linhas é quando isso tudo, como eu escrevi no título, nos faz bater contra as paredes e acabamos por ir dar a lado nenhum... não falo (somente de) responsabilidade ou de bom senso. Mais do que isso, falo de fazer boas escolhas (e eu nem sempre escolho da melhor maneira, como qualquer um de nós); falo de ponderar os teus objectivos, ou mesmo os teus fins, para que tudo que faças ou possas vier a fazer seja cheio de sentido, de vontade, de força, mesmo de admiração e claro, de sucesso. Para que não chegues a determinada parte da tua vida e quando a quiseres avaliar, não venhas a perceber que ficou muito pouco...
Um pensador dizia: Penso, logo Existo! Outro mais tarde veio dizer: Sinto, logo existo! - E nós, conseguimos plenamente fazer uma coisa ou outra...
Sim, é para voês, meus alunos mais velhos, que eu faço também esta pergunta! Estamos dominados pela preguiça? Ou sabemos e desejamos verdadeiramente pensar e sentir? Ou porventura, preferimos o marasmo de não ter ou querer pensar sobre isso?
Talvez seja por isso, que eu estou convosco, para perdermos esse tempo que é teu e meu a pensar, ou a procurar sentir o que realmente importante, e necessário, o que realmente me afecta e me faz reagir! E as Oportunidades nem sempre surgem, nem sempre se conjugam, mas existem, para que no nosso futuro, não passemos com a cabeça contra as paredes!

Materiais da Disciplina disponiveis...

A pedido de muitas familias e como sei que vocês, meus queridos alunos, têm um apreço inestimável pelas minhas exposições da matéria, com o recurso às novas tecnologias, está disponivel a partir de agora, no site emrcadaval.spaces.live.com através do SKYDRIVE, na pasta MATERIAS AULAS, divididos em pastas de acordo com os anos de escolaridade, as apresentações em powerpoint que tenho feito ao longo do ano! Aproveitem bem este recurso, porque até poderá dar jeito para outras etapas do vosso percurso académico!
Bom trabalho!

Visita do dia 21 de Abril - Fotos Disponiveis

Para aqueles que gostam de recordar os bons momentos, já estão disponiveis as fotos da visita efectuada com os alunos de 10º de Filosofia, da Escola Secundária de Montejunto, no dia 21 de Abril de 2010 já estão disponivel em http://emrcadaval.spaces.live.com para que possam ou tirar pra ficar com elas, ou ver simplesmente! Mais uma actividade baril!

sábado, 1 de maio de 2010

O papa vem cá passar...e nós ficamos a "anhar"?

Pois pareceu-me que não podia ficar sem dizer nada, ao meus queridos alunos e alunas sobre a visita do papa a Portugal.
Sei que nem todos estamos de acordo sobre o que achamos ou deixamos de achar sobre este papa...é complicado falar, pelo menos eu acho isso, falar de alguém que não conhecemos muito bem.
No entanto, De alguma forma Deus, mandou este papa vir ter connosco e não me parece que seja boia ideia fazer como diz o ditado: "Os cães ladram, mas a caravana passa".
Muito se tem "ladrado" sobre a visita do papa, mas acho que é uma oportunidade única de ver e principalmente ouvir alguém, que tem de certeza, algo importante a dizer a todos os que realmente querem ouvir... e eu acredito, que até vocês que podem vir a ler isto, terão algo a pensar sobre isso.
Alguns de vocês, mesmo os mais pequenos, poderão pensar...ah...eu não tenho nada a ver com isso, 'tou fora...talvez...mas, concerteza, quando tiveres sentado no sofá, vais ligar a tv e dar de caras com isso. Aliás, ganhaste um dia de férias, por isso mesmo...pelo que ninguém pode ser indiferente.
Eu...vou...aliás, vou estar ausente no dia 12 e 13, porque quero ouvir...acho que até vou levar o portátil para ir dando a minha experiência sobre tudo o que irá acontecer...

Actualizações - Actividades

Olá a todos!

Há muito que não aparecia por aqui uma mensagem, para mostrar que este blog, pelo menos é actualizado! lol

Muitas coisas têm acontecido! Tivemos duas visitas de estudo, ou melhor, duas e meia.

A primeira foi a que fiz com os alunos do 2º Ciclo à Fundação Calouste Gulbenkian e ao Cristo-Rei.
Apesar de uma monumental e contínua chuva, e alguns contratempos, podemos dizer que correu bem...foi interessante, ver o interesse de todos na FCG, a aprender coisas sobre as religiões do mundo~, percebendo assim, que existem várias formas de conhecer Deus.
A segunda, foi com a malta do 3º Ciclo do (ainda) Agrupamento de Escolas do Cadaval. Fomos a Viseu, onde pudemos visitar o Centro Histórico, nomeadamente, a Sé, o Museu Grão Vasco e a Igreja da Misericórdia. Também andámos no funicular, o que foi uma alegria...(o Gonçalo não se calava com as gajas) e fomos almoçar ao Palácio do Gelo...as fotos irão aparecer em breve, para que todos possam ver as nossas belas figuras.

Tive ainda oportunidade de fazer com os alunos do secundário, uma visita, em conjunto com a disciplina de Filosofia a templos de várias religiões, na cidade de Lx. Brevemente as fotos, no espaço: space.emrc.cadaval
(basta fazer uma procura com estas palavras no google)
Se puderem comentem como foram estes dias pra vocês...é sempre bom poder receber as vossas opiniões, pra poder pensar noutros lugares importantes para podermos visitar.