Número total de visualizações de páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

O Valor da Vida...(que Bom seria se isto fosse realidade...)

Em meados do 1º período, solicitei aos meus alunos do 9º Ano que se questionassem sobre o verdadeiro valor da vida humana e que redigissem uma reflexão escrita sobre isso... Como sempre, há respostas surpreendentes, que nos ajudam a abrir bem os olhos para este nosso mundo, sob vários prismas e caminhando no sentido da liberdade e dignidade humanas... Vejamos...

"O Ser Humano foi criado para inovar, criar, viver e muito mais... Ao longo da nossa vida poderemos ser muitas vezes «pisados» ou desvalorizados; todos temos o nosso valor, mesmo aqueles que não dão importância... Mesmo [que isso aconteça] teremos sempre os amigos do nosso lado que dão esse devido valor e que irão dá-lo sempre, que de uma maneira ou de outra ninguém perde o seu valor (...)."


"Acho que nós temos sempre um valor muito grande. Para algumas pessoas somos como o dinheiro, que [supostamente] tem sempre valor (...) Cada um tem as suas próprias qualidades, mesmo que [não se perceba] (...) estejamos limpos ou sujos, temos o nosso valor e é isso que importa."


"(...) Todos devemos ser valorizados, porque mesmo gozados ou humilhados, nunca perdemos o nosso valor. Cada um é como é, um Ser Humano Único e Irrepetível. Cada um é especial À sua maneira. É este o verdadeiro valor da vida Humana."


"(...) Todos somos importantes, independentemente do nosso passado. (...) Não temos culpa (...) podendo este ser bom ou menos bom; de qualquer forma não devemos ser julgados por isso. (...) Existem aquelas decisões que temos de ser nós próprios a tomar, [acertadas ou menos acertadas] não devemos ser julgados por isso, pois ensinam-nos a crescer (...). A nossa sociedade tem que se valorizar mais, temos de aprender a acolher toda a gente e não fazer nenhum tipo de juízos de valor (...)."


"(...)Se alguém nos deu a vida é porque queria que fizéssemos o melhor com ela, aproveitando-a para ajudar os outros (...)"


"Nós, por estarmos hoje aqui, nesta escola, nesta cadeira, nesta mesa, com este professor tem algum significado. Não foi por acaso que Deus, ou seja quem for nos trouxe ao mundo. (...) Não fomos trazidos ao mundo por acaso, todos temos um significado, um objectivo (...); não por nos rebaixarem [que perdemos o sentido ou o valor]."


"O verdadeiro valor da vida humana reside sobretudo no que somos, não por aquilo que fazemos ou sabemos..."


"O verdadeiro valor da vida humana é aquilo que cada um de nós é mentalmente, fisicamente, na nossa vontade de viver, no amor por todos aqueles que gostamos, as acções que façamos ou não e toda a diferença que provocamos neste mundo, desde que somos uma pequena célula até que o nosso coração pare de bater e isso ninguém nos pode tirar, pois é o nosso verdadeiro valor e essência. (...)."


"(...) Na vida humana muitas vezes não damos valor aquilo que temos, simplesmente não ligamos, só damos valor aquilo que nos interessa e não ligamos às coisas que são importantes, como ajudar as outras pessoas. (...) Só sabemos aceitar as decisões certas (...) às vezes as decisões erradas são as mais acertadas e não damos valor a isso. (...)."


Ingenuidade ou verdadeira força para mudar o mundo, estas respostas são verdadeiramente dos futuros homens e mulheres do futuro. E a vida humana também é feita de esperança e vontade. Estes excertos são o espelho disso mesmo.

Acreditar ou não Acreditar...Eis a questão!

Recentemente, os alunos do ensino secundário de EMRC, tiveram oportunidade de discutir a "eterna" questão de Deus e sobre a sua existência. Algumas dessas reflexões, aqui ficam para aqueles de vós que as porventura queiram comentar!

"O acreditar em Deus é reduzido a uma possibilidade, a uma incerteza ou mera hipótese, quase tratado como algo descartável, sem importância. Isto é uma fuga à responsabilidade do seu chamamento e do saborear a sua verdade...."


"O acreditar em Deus está reduzido ao nível das possibilidades, porém o acreditar em Deus envolve muitas coisas: a confiança, o amor, a fé, a oração, a racionalidade, ..."


" O Homem encontra-se sempre a duvidar da existência de Deus (...) como se a Sua existência dependesse de Si. Esta atitude é (...) egocêntrica, isto porque o Homem centra em si o "poder" de Ele existir ou não (...); muitas vezes o Homem centra-se demasiado nestas incertezas do que propriamente em conhecer a Verdade de Deus. Gastamos tempo a pensar se Deus é digno do nosso credo, amor e confiança, colocando-nos a nós próprios no centro de tudo, quando na realidade, o Homem pensa verdadeiramente poucas vezes, se cada um de nós é digno dessa mesma confiança e desse Amor..."


"A relação com Deus tem uma tendência egocêntrica, porque esperamos que Ele nos ame, nos guie, queremos fazer parte da sua "família", que Ele nos ajude quando estamos desamparados, mas o que é que nós fazemos para que Ele nos ame (...) não podemos reduzir Deus ao que Ele pode fazer por nós!"


- Uma dimensão tão misteriosa como a de Deus, é muitas vezes reduzida ao reino de possibilidades, de desejos e de salvações milagrosas, quando Ele ultrapassa muito mais do que isso e influi em todos os aspectos da nossa vida individual e social. Por isso é que é perigoso viver num mundo sem Deus, sem  a sua presença perene, sem essa actuação na vida de todos os "seus filhos" que pode ser e é feita por cada um de nós...







sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A Chuva...Ai Meu Deus... Visita de Estudo do 2º Ciclo EMRC

O Inverno chegou sem aviso, e a chuva acrescentada com a mudança da hora, parece que andamos meio desorientados, não é?
Na passada 3ª feira, realizou-se...ou melhor tentou-se realizar a visita de Estudo subordinada ao tema da água que iremos iniciar no 5º ano e reforçar a capacidade empreendedora do Ser Humano, que vamos explorar no 6º ano.
Tínhamos previsto visitar o aqueduto das águas livres, mas o dito inundou e não foi possível. Para compensar, Visitámos a Mãe de Água, o que se revelou muito interessante, pois conhecemos melhor como toda aquela água ali chegava e era distribuída pela cidade.
Foi difícil lidar com a chuva que ia e vinha, mas ainda tivemos oportunidade de passear pela zona de Belém, ondee contactamos com os monumentos marcantes da nossa história, apesar do vento, que quase nos levava pelo ar.
Enfim, alguns contratempos, que deram um bom resultado!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Porque o Amor inspira!

Foi com alunos do 8º ano que me nos metemos nesta aventura da blogoesfera e com eles que nos vamos supreendendo...
Desta, vez e porque reconhecemos que o amor é a força mais poderosa do universo, depois de obter autorização deles, tomo a liberdade de publicar alguns dos seus textos, que são definitivamente de uma grande profundidade, relativamente a este valor, tão importante e tão complicado, por vezes.
Tendo em conta, que estivemos a analisar como se pode manifestar o amor, nomeadamente através das obras de arte, deixamos aqui uma seleção do melhor que por eles foi produzido.
As imagens que se seguem, ajudaram na compreensão dos textos:

As algemas para mim, acho que significa que as pessoas amam-se mutuamente e por isso estão "presas" uma à outra. Quando as algemas abrem significa que as pessoas já não se amam e por isso... pode existir o divórcio e as pessoas separam-se por alguma coisa que aconteceu entre elas...
Esta imagem faz-me lembrar as pessoas que (...) fazem tudo juntas. (...)

O rebuçado representa a doçura que tem de haver no amor. Esta imagem representa o sentimento da doçura (a cobertura) que é o papel sobre o Amor que é o rebuçado dentro do papel.
A cobertura fala de amor e canções, provavelmente sobre o amor.
O papel e o rebuçado estão juntos, se forem separados, o papel fica sem graça nenhuma (...). Fazem parte um do outro (...). Mas como o rebuçado [tem de se comer] (...) é separado do papel, mas mesmo separados, ficam juntos [porque azem parte um do outro].


(...) Esta imagem faz-me pensar que o Amor é inesquecivel, sinto que o Amor é precisoso e que não há amor sem discussões, porque [por vezes] é com elas que nos conhecemos melhor, os pontos fortes e fracos do(a) nosso(a) companheiro(a).
Este coração parece ser de um casal que se ama à muito, pois há marcas, que ficam [na memória] (...) de cada um (...). Também pode ser de alguém que ama muito uma pessoas, mas não recebe a "troca" dela, mas continua a amá-la de todo o coração, vão-se criando feridas (...) os fios que mantém o coração precisoso é o sinal que essa pessoa continua a amar muito a outra. (...)



 Esta imagem fala de estarmos protegidos pelo Amor de Deus, que nos recebe de braços abertos, mesmo quando está escuro, há uma luz que nos indica o caminho. Isso é o Amor de Deus. (...)





Inspiradores... sem sobra de dúvida, com simplicidade mas de imensa profundidade!

domingo, 23 de outubro de 2011

Actualizações...O "estado" da escola e o "estado" da EMRC

Alunos, Pestinhas e outros interessados...

Pois, o 1º período já vai avançado eu não tinha dado as novidades do costume... Algumas é indo ao nosso site e dão logo conta delas. Estejam atentos à actualizações/disponibilização na página materiais das aulas e a nova página novidades.
Vou aproveitar para desabafar...
Tenho apreciado várias coisas neste ano que me alegram, como também me entristecem... mas vamos por partes...
Falando de coisas positivas; é com alegria que vejo durante o mês de Setembro e Outubro a inscrição de novos alunos de todos os níveis de ensino nesta IMPORTANTE disciplina.
É normal cair na ideia que Moral é como a catequese ou que simplesmente não serve para nada. Esse preconceito, vai sendo esclarecido, pelos meus alunos, que se vão apercebendo a importância da formação que recebem nesta hora tão única e ao mesmo tempo tão diferente. Tenho-me esforçado por isso ao longo destes anos que tenho tido a graça de contribuir para o crescimento de alguns de vós. Em particular alegro-me por existir aderência dos alunos dos cursos profissionais, que tomando outro rumo, continuaram a acreditar neste espaço que ajuda à sua formação integral.
Bem, mas depois de tanta palavra cara, arranjemos palavras mais simples e alegres. ALEGRE, ando eu com o vosso interesse nos temas tratados. Por isso é que merecem a recompensa de umas visitas de estudo.

Falando do estado das coisas, preocupa-me o ano que vem... as regras vão mudar e não podemos ter tudo... por isso temos que nos animar... ter força! Todos teremos dificuldades, mas mais importante que isso é que podemos contar uns com os outros. CONTEM COMIGO; estarei sempre disponível, no que puder!

Aguardem novidades do que temos falado das aulas...são textos surpreendentes  os que irão aparecer!

terça-feira, 5 de julho de 2011

O que esperar de Moral para o próximo ano!

Olá

Estive a actualizar o nosso site. Como me foi impossivel por uma série de circunstâncias, estar presente nas matrículas, para compensar resolvi disponibilizar as coisas no site!

Recordo-vos, que são LIVRES de começar a frequentar a disciplina a qualquer altura do ano lectivo, por isso deixo a minha proposta no site da disciplina para o próximo ano lectivo. vejam e digam-me qualquer coisa!

Se puderem vejam os testemunhos dos vossos colegas que frequentaram a disciplina este ano e passem a palavra, aos vossos amigos e amigos dos amigos!

       


Até lá boas férias!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A escola... chegou ao fim!

Queridos alunos...
 
Chegamos ao fim do 3º período e como tal ao fim do ANO LECTIVO DE 2010/11.
 
Será um ano que guardarei com afecto no meu coração e que recordarei com todos os registos que dele ficam.Uns partiram, aos outros é só até breve.
Mas a todos, desejo o melhor, quer nos voltemos a reencontrar ou não...e lembrem-se que estaremos sempre juntos atraves nossa marca.
 
Estejam atentos às matriculas, pois estarei por perto e a nossa marca bem presente!Desejo a todos umas ótimas férias, reflexões, experiências e alegrias...pois o Verão é para isso mesmo! 
 
Está tudo ao teu alcance e vai sendo actualizado, sempre que possível.
 
O prof. de EMRC - Carlos Ribeiro
 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

INTER-ESCOLAS EMRC... FOI THE BEST

Foi sem dúvida, um dia muito bem passado, mesmo com muuuuuuuuuuuuuuuuuuito calor!
Os alunos participaram activamente neste grande convivio que reuniu mais de 1000 alunos da diocese de Lisboa. Houve muita animação, boa disposição e alegria, bem como vontade de conhecer novos amigos e colegas, que tomar a opção mais correcta que poderiam fazer na vida, serem alunos de EMRC.

São poucas as fotos que registaram esse momento, mas mais se seguiram!

Para ver as fotos, clica aqui.

BOAS FÉRIAS... VEMO-NOS NO 3º PERÍODO!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PRÓXIMA(s) ACTIVIDADE(s) EMRC

Olá miúdos!

Então para os que sabem e o não sabem, eis as novidades para os próximos tempos:

INTERESCOLAS 2º E 3º CICLOS - EMRC
Esta será a grande actividade para o segundo período...
Trata-se de uma visita de estudo que irá acontecer em Alenquer no dia 7 de Abril de 2011.
É um grande encontro de alunos que frequentam a disciplina de EMRC da nossa região.
Podem ver mais informações aqui.
É importante a participação de todos, pois será um momento importante de intercâmbio e convívio.
Estejam atentos aos pedidos e preparem-se desde já para este momento único que iremos viver neste ano. Peçam, exijam... a autorização para a vossa participação!

Ida ao Cinema - 9º Ano - EMRC (Cadaval e Lourinhã)
Esta é mais restrita aos alunos do 9º Ano que frequentam a disciplina. Trata-se de uma proposta de (re)encontro dos alunos que participaram na actividade à Serra da Estrela, das escolas do Cadaval e da Lourinhã. Tínhamos previsto para dia 30 de Abril. Se quiserem participar, por favor adiram ao evento no facebook através de http://www.facebook.com/Passium e partilhem o evento! Mais perto da data combinamos os pormenores.

BONS ESTUDOS!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Porque insistir em falar de Amor?

A temática do Amor é sempre versátil e ajustável a vários aspectos da nossa vida, que muitas das vezes não temos tempo ou paciência para reflectir.
Nesse sentido, e para vos mostrar a importância que estas coisas têm na nossa vida, resolvir mostrar-vos um texto que vos deixo mais abaixo que me parece importante reter.
Isto serve especialmente para o meus alunos do 6º ano que agora discutem o significado e importância da familia.

O Amor dos Pais não tem limites
(Esta é uma composição de um aluno)

O que é que eu faço pelos meus pais?

Bem, eu faço muita coisa, mas vou tentar explicar aquilo que eu acho...
De manhã, depois da minha mãe me acordar, digo-lhe Bom Dia, e dou-lhe um beijinho. Ela depois dá-me o pequeno-almoço e eu digo-lhe muito obrigado!
Depois, quando ela tem tempo, leva-me à paragem dos autocarros (mas também vou sozinho!) e diz-me adeus. Sabe sempre bem...
Liga-me duas vezes (ou mais vezes, é um bocado chato...) ao longo do dia, para saber como estou. Às vezes ligo-lhe eu...
Depois da escola, e quando chego a casa, às vezes tenho um lanche á espera; outras vezes faço-o eu. E também limpo o que sujei, para não lhe dar muito trabalho.
Depois, quando há, aproveito para fazer os tpc's que tiver, para despachar; e se der ainda vejo um bocado de tv ou jogo...
Quando chega a hora de jantar, vou meter a mesa para ajudar, mas às vezes também têm de me chamar para a pôr...e no fim, se estou mais bem disposto, levanto a mesa sozinho, e ajudo lavar a loiça, ou melhor, a minha mãe lava e eu seco.
Não é todos os dias, mas se há coisas pra estudar ou acabar, vou para o meu quarto tratar dessas coisas (também fico a jogar um bocadinho, mas só um bocadinho), ou então ficamos todos na sala a ver a TV. Antes ficava com a minha mãe, ao colo, mas agora já não faço muito isso.
No fim de semana é diferente; uma vez por mês ajudo-a limpar a casa toda e aproveito pra arrumar o quarto...que às vezes está um pouco dessarrumado!
Todos os dias ela diz-me o que aconteceu durante o dia e pergunta-me como foi o meu dia; e quando há problemas ela dá-me conselhos. Eu não lhe conto tudo, mas há coisas que não aguento e ela ajuda-me...
Embora a minha familia não seja como as outras, eu estou bem e feliz porque a minha mãe está sempre ao pé de mim...
Eu gosto muito da minha mãe...

Como se pode ver, são em aspectos simples que o Amor, esse sentimento tão abrangente e universal, que se podemos comprovar este alto valor que nos une. Outros textos insspirados coimo este se seguirão!

Boas aulas!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Materiais das Aulas

Amigos e Amigas

Tenho procurado chamar-vos a atenção para o site onde está disponivel todo o material utilizdo nas aulas de EMRC. Por favor não deixem de o utilizar e guardar para vós, para outras actividades onde venham a necessitar do mesmo! Desde o 5º ano ao Ensino Secundário.
Acedam aqui aos vossos materiais.

Boas Aulas!

Estamos no YOUTUBE!

Olá

Pois é, às vezes penso se me perco demias pelo mundo virtual do que pelo mundo real, mas como sei que muitos de vós gostar de gastar umas boas horas nesta rede global, estou a fazer para que também "ganhem" uns minutos a dar uma vista de olhos no canal que criei hoje no youtube, onde estaram os videos que tenho, que produzi e que recolhi das actividades que fizemos por aí...e por outros lados!
não deixem de participar e ver.
Vê o nosso canal aqui

Boas aulas, estudo e trabalho!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Actividade: "EMRC, na Serra..."

Estão disponiveis para partilha as fotos da nossa actividade, quer no site da disciplina quer no facebook.
Partilhem, comentem e guardem e sobretudo não esqueçam!

Acedam aqui às fotos

Abraço a todos!